A inspeção dimensional é parte dos serviços de metrologia e compara através de instrumentos como paquímetros, trenas, micrômetros, relógios comparadores e outros instrumentos as dimensões de itens de um equipamento, matéria prima, perfis de uma estrutura, etc. A verificação é feita comparando-se dados que podem ser de origem em projeto ou vindo de tabelas normatizadas como por exemplo as dimensões de um perfil W ou a espessura de parede de um tubo fabricado seguindo uma norma ASTM, ABNT, SAE, etc.

A INOSERVICE disponibiliza profissionais para inspeção de pintura no campo ou no fornecedor garantindo que as especificações, tratamentos de superfície, preparação, manuseio e materiais envolvidos atendam às especificações de projeto, Normas ou plano de inspeção e testes (PIT). Nossos profissionais são capacitados para identificar e medir espesura de camadas de tintas ou fundos aplicados sobre as partes de seu projeto onde há aplicação de pintura.

A inspeção de soldas inicia-se primeiramente pela inspeção visual, verificando-se o aspecto de acabamento, espessura, número de camadas, etc. A Inspeção pode ser seguida de ensaios como ultra-som, partículas magnéticas ou líquido penetrante.

Dentre as funções do inspetor de solda citamos algumas:

  • Verificar a qualidade das soldas, inspeção visual e limpeza e remoção de escorias,
  • Manutenção e aplicação dos eletrodos e equipamentos de solda,
  • Checar procedimento de soldagem em relação ao projeto,
  • Qualificação do soldador e dos procedimentos de soldagem,
  • Testemunho de ensaios destrutivos e END.

A INOSERVICE tem vasta experiência neste tipo de inspeção e é capaz de  validar a qualificação de seus fornecedores de mão de obra neste item tão importante. Inspecionamos soldas ER, TIG, MIG e Arco Submerso dos mais diversos equipamentos como vasos de pressão, reatores, trocadores de calor, tubos, estruturas metálicas, etc.

Obras de todas as magnitudes quando inspecionadas, especialmente desde o início da fabricação apresentam melhores resultados em termos de prazos e custos finais, pois o acompanhamento e a fiscalização evitam desperdícios, perdas com retrabalho e garante as condições de projeto. A inspeção da montagem segue nesta trajetória como parte de todo o ciclo da inspeção de um equipamento ou estrutura. É nesta etapa que muitas falhas acontecem como troca de materiais, erros na seqüência de montagem e outros problemas de obra gerando desgastes à imagem do cliente.

A INOSERVICE possui inspetores experientes que atuam na inspeção de montagem de equipamentos, painéis elétricos, estruturas metálica, tubulações e outros.

Equipamentos da linha de instrumentação e elétrica como transmissores de vazão, temperatura, pressão, umidade e outras variáveis, painéis elétricos a reles e CCM´s podem ser inspecionados diretamente no fabricante, sendo verificado por inspetores em suas performances, dimensões, acabamentos como pintura, conexões de processo e aplicação das normas respectivas.

A INOSERVICE disponibiliza profissionais especializados e com experiência para este tipo de equipamentos onde se faz necessários conhecimentos de instrumentação e normas de inspeção.

O atendimento aos requisitos exigidos por lei em relação à segurança e proteção de equipamentos elétricos traduz-se no acompanhamento através da inspeção e testes.

A INOSERVICE tem em seu quadro, inspetores atualizados e qualificados para realização de serviços de inspeção em painéis elétricos de acionamento de motores, moto bombas, inversores de freqüência, PLC´s, painéis de reles, e outros de baixa, média e alta-tensão.

loading